quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"Não é por as coisas serem difíceis que não temos ousadia. É por não termos ousadia que as coisas são difíceis" ( Séneca)

A Bartoli canta  e espanta! Como pano de fundo poderia estar a ouvir  algo mais relacionado com o exotismo do Salão Árabe...uma "Semiramide" ou  uma "Italiana in Algieri". Em vez disso, mas também do Signori Rossini, enquanto se escreve, ouve-se o delírio da coloratura do "Nacqui al affanno ..." da "La Cenerentola". Ver e ouvir permitem verificar que, para além do dom natural e de excepção que a cantora possui, tem de haver uma inseparável coordenação, disciplina e organização entre o momento mental e o momento da exigência física. Sem essa organização o corpo certamente que não conseguiria responder ao estímulo emocional que pretende ser despoletado pela cantora e, as actuações da Bartoli, tão viscerais, não seriam possíveis!
A CRERE não pretende fazer qualquer tipo de comparação com o grau de excepção da "la Bartoli". Gostariamos muito! Mas, com estas palavras, apenas desejamos que a tarefa a que nos propusemos desde o início seja um objecto de sucesso: para o património, para a Associação Comercial do Porto, para os técnicos que colaboram com a CRERE e, inevitavelmente, para a própria CRERE.
Tal como  já foi referido em outros momentos, a organização e a disciplina e o rigor são a fonte determinante ao sucesso deste empreendimento.
A execução do trabalho passou por um estudo prévio que determinou a forma e a sequência da organização do trabalho. Foi essa pré preparação de cerca de 2 mêses que permitiu alinhavar o trabalho em termos de operações e tempos, dando-nos sempre a margem de manobra necessária já que, em qualquer momento, essas circunstâncias teriam (e têm!) de ser adaptadas às necessidades da Associação Comercial do Porto, quer em termos de eventos que já estavam agendados, quer em termos daqueles eventos que, entretanto , vão sempre surgindo. Desde o início da apresentação das nossas proposta que a CRERE sempre teve a consciência de que seria condição determinante a manutênção do salão em actividade. Um objecto como este não pode, de repente, estar fechado durante um ano e defraudar as expectativas de todos os turistas e, por outro lado,  sendo um trabalho promovido e pago pela Associação Comercial do Porto, que a mesma fosse diminuída nos seus proveitos que são a fonte de finaciamento ao trabalho.
Depois da fase preparatória houve que preparar e definir a equipa. Numa fase inicial centralizar a gestão e coordenação do trabalho em dois elementos fundamentais: o Gestor de Patrímónio Cultural e o Técnico Superior de Conservação e Restauro. São estes que na sua essência despoletam a organização temporal e a sistematização das operações ao longo do tempo, para além da gestão da informação que o "empreendimento" vai produzindo.
Na sua essência, enquanto exercício de gestão,  a parceria do gestor com o técnico superior compreendeu que, num trabalho desta dimensão era fundamental criar uma sistematização do mesmo. Essa sistematização foi estabelecida num conjunto de processos que compreendem uma nomenclatura, os sistemas operativos (relativos a estuques e pintura mural, madeiras, metais, vitrais e registos fotográficos), para além do organograma e cronograma do trabalho.  A gestão e coordenacção do trabalho decidiu que  toda a informação estaria sempre concentrada em documentos estabelecidos numa plataforma informática estabelecido a partir do gmail (trata-se de um conjunto de google docs)  e para os quais há permissão de acesso  limitadas aos tipos de documentos em questão. No entanto, há documentos que estão "abertos " a toda a "comunidade" de trabalho já que, tratam-se de documentos que têm de ser actualizados diariamente pelas equipas. Diariamente cada equipa emite um relatório do trabalho produzido, obedecendo a toda a nomenclatura e sistemas operativos definidos. Num trabalho desta dimensão todos têm de falar a mesma linguagem! E será a compilação de toda esta informação realizada e concretizada numa única linguagem que permitirá, de uma forma mais simplificada, compilar toda a informação decorrente da intervenção no Salão Árabe.
Para a opera1 do Salão Árabe, enquanto trabalho de conservação e restauro que têm de ser motivador, não se pretendeu estabelecer uma estrutura, uma hierarquização pesada que, dificilmente, permitiria aos operadores uma troca adequada de informação, nunca foi esse o nosso objectivo!! Na nossa óptica, este trabalho têm de ser visto  como oportunidade para o enriquecimento pessoal  dos intervenientes pois, só assim, é que pode ser enriquecedor para o trabalho que está a ser executado . Assim, optou-se por uma hieraquia horizontal onde os orientadores das diferentes equipas reportam directamente ao técnico superior coordenador e ao gestor do trabalho. Há uma comunicação mais directa que, com menos consumo de tempo, despoleta e resolve os problemas que possam surgir num trabalho, cujas operações, foram previamente programadas e sistematizadas. Há uma maior delegação do poder, uma maior responsabilização dos operadores que foram seleccionados por características de integridade, de parceria e de humildade; sem laços de confiança não pode haver a noção de corresponsabilidade entre os diferentes técnicos e só assim é que os mesmos podem assumir  um papel pró activo para com o trabalho, para com os colegas  e para consigo próprios. As dúvidas resolvem-se por comunicação horizontal e são reportadas à coordenação que as avalia e as sistematiza como válidas (ou não). Sendo válidas são automáticamente inseridas no doc relativamente  aos sistemas operativos
"Não é por as coisas serem difíceis que não temos ousadia. É por não termos ousadia que as coisas são difíceis"2.

A CRERE acredita que foi ousada na forma como pensou este trabalho. Desde logo e, à partida, pegar neste objecto artístico e tratá-lo do ponto de vista  profissional e emocional foi  o maior desafio que a CRERE poderia ter em mãos. Emocionalemte, a acção de salvaguardar uma memória colectiva, é um pêso assustador e uma rsponsabilidade enorme...mas é um DESAFIO!  No entanto, é este desafio que a Bartoli exemplifica. O sucesso desta ópera é  inseparável da coordenação, disciplina e organização entre o momento mental e o momento da exigência física, mas é esse desafio que nos dá a determinação diária a esta investida!
A CRERE agradece a toda a equipa o enorme empenho que tem demosntrado!
E, já agora, cá fica  o extraordinário "Nacqui all affanno ..." de Cecilia Bartoli!

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Referências:
1 - opera no sentido original do latim : "obras".
2 - Séneca. Lucius Annaeus Seneca (Córdova, 4 a.C. — Roma, 65 d.C.)

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